Novidades

Lição 2 - Os Artesãos do Tabernáculo

Êxodo 31.1-11

1 - Depois, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 - Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3 - e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício,
4 - para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
5 - e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor.
6 - E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado,
7 - a saber, a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda;
8 - e a mesa com os seus utensílios, e o castiçal puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso;
9 - e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a pia com a sua base;

10 - e as vestes do ministério, e as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;
11 - e o azeite da unção e o incenso aromático para o santuário; farão conforme tudo que te tenho mandado.



          Depois de ter dado o modelo do tabernáculo para Moisés, o Senhor falou a ele que havia escolhido dois jovens para trabalhar o projeto e desenvolvê-lo de acordo com a visão. A obra do tabernáculo nos trás muitas lições, entre ela a de que tudo o que o Senhor nos convoca para fazer ele nos dá a orientação para a realização. Os jovens escolhidos por Deus para serem artesãos do tabernáculo eram de famílias diferentes, um da tribo de Judá e outro da tribo de Dã, porém o propósito deles eram os mesmos, servir ao Senhor na construção do tabernáculo.
           A exigência divina, era que estes dois rapazes e as pessoas que eles convocassem para ajudá-los, lavrassem pedras, e talhassem madeiras para adorno das peças do tabernáculo. Além disso somos informados que Bezalel e Aoliabe foram responsáveis pela fabricação das roupas dos ministros, Arão e seus filhos, bem como o azeite da unção que eram utilizado diariamente pelos homens de vestidos branco.
            O versículo do texto acima nos indica que os jovens deveriam fazer tudo conforme o Senhor lhes haviam ordenado e não conforme a mentalidade deles. 
                Para que os jovens artesãos fizessem a obra do tabernáculo conforme o modelo indicado por Deus, eles foram cheios do Espírito Santo. Ao longo da história da Igreja observamos que o Senhor tem chamado muitos servos e servas e notamos que todos que realmente foram chamados para o santo ministério foram cheios do Espírito Santo e capacitados para a realização do trabalho que o Senhor da Seara lhes confiou.
                Da mesma forma que Deus escolheu e capacitou Bezalel e Aoliabe, Ele continua chamando e capacitando pessoas para ministérios específicos em sua obra. O apóstolo Paulo, em I Coríntios 12.4-6 diz: Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Os dons são concedidos à Igreja para capacitá-la para a sua obra. Os ministérios por sua vez são concedidos pelo Espírito Santo para potencializar os, ou seja para fazer com que os dons sejam desenvolvidos e traduzidos em serviço em sua obra. As operações são resultados do trabalhar do Espírito Santo de forma diferenciada na vida de cada um dos ministros do Senhor.
             A conclusão óbvia a que chegamos ao estudarmos sobre os artesãos do tabernáculo é que não podemos jamais negligenciar os talentos que recebemos do Senhor. Antes devemos nos submeter aos senhorio de Cristo para a realização da sua obra, pois um dia haverá uma prestação de contas e haveremos de nos apresentar como servos bons e fieis e não como o mau e negligente servo.

Author Image

Sobre Ev. Adair Ferreira
Adair Ferreira é casado com Alessandra Francisca. Fez seu bacharelado em Teologia no IBAD em Pindamonhangaba-SP e convalidou seu diploma pela Faculdade Boas Novas de Manaus - FBN. Lecionou na ETEJOVIS em Aimorés-MG de 2006 a 2010. Evangelista da Igreja Assembleia de Deus em Pancas e atualmente professor da Escola Bíblica Dominical. Leciona no Núcleo 057 de Teologia a Distancia do IBAD em Pancas, mas sobre tudo a sua maior posição é de Servo de Deus, a quem abnegadamente serve e ama.

Nenhum comentário

Obrigador por nos deixar uma mensagem!